Guia: Usando a ferramenta CaW (Guia basico - Por enquanto)

MFireMFire Posts: 2,323 Member
Caros Users desse forum,ontem,apos o Patch 1.8/2.3 chegar,a ferramenta foi liberada para donwload nesse site oficial (Sim,ela não chegou na mesma hora que o Patch,eu e o Lucaspupile estamos do prova ^^).Mas como muitos viram,ela não é muito "Amigavel",ela e quase identica ao que os desenvolvedores usam no jogo real.Mas enfim,se você prestar atenção,verá que ela é "amigavel",lá no fundo do coração dela,mas basta perceber que você pode fazer sua cidade,basta ter determinação e criatividade (Coisa que eu não tenho).Enfim,aqui vai um tutorial basico mostrando como fazer seu proprio mundo,o tutorial vai sendo atualizado aos poucos,então,passe aqui de vez em quando...Ah,o tuto ta faltando umas fotos tambem,elas vão ser postas em breve...

Leia tambem: Guia Passo a Passo da Ferramenta Criar um Mundo The Sims™ 3 – Beta

Baixe tambem: Terrain Textures & Heightmap

Indice:

#1 - Abrindo um mundo ou criando um mundo
#2 - Criando lotes no mundo
#3 - Colocando objetos no mundo
#4 - Criando ruas
#5 - Terreno (Pintando,moldando e definindo rotas)
#6 - Colocando lotes no mundo
#7 - Exportando seu mundo mundo afora


Obs: Caso as imagens não carreguem,aperte F5 no seu teclado para que a pagina seja atualizada.Como são muitas imagens e de grande tamanho,as vezes o navegador desiste de carregar as imagens.


#1 - Abrindo um mundo ou criando um mundo

Bem,primeiramente,antes de tudo,inicie a ferramenta.Se não me engano ela precisa de no minimo o The Sims 3 base instalado.Não se preucupe com a demora na inicialização,e normal.

15676213.jpg

Apos abrir a ferramenta,você pode escolher entre Criar-um-mundo ou Abrir-um-mundo.Para facilitar as nossas vidas,use as teclas de atalho que a ferramenta possui:

Ctrl+O : Abrir um mundo ja existente.Nesse caso,a CaW vem com os mapas de Riverview e Sunset valley em forma "Lite".Nesse tutorial eu vou usar essa opção =P

Ctrl+N : Começar um mundo do zero.Nesse caso,você irá precisar de uma imagem de "Elevação" ou "Nivel de altura" (Não me lembro),a CaW vem com diversas imagens para você criar um mundo,elas variam de Pequenas a Grandes,de Planicies a Montanhas.Basta escolher a qual se adequa melhor a você.

Como eu já disse,eu vou abrir a Sunset valley Lite,depois eu monto um mundo do zero e mostro as coisas como realmente funcionam.Prometo :wink:

#2 - Criando lotes no mundo

Bem,apos o mundo ser carregado,você pode edita-lo de qualquer forma,de qualquer jeito.Mas bem,nunca crie lotes ou ruas antes de modelar o terreno da forma que você quer,se você fizer o errado,você irá ter uma boa dor de cabeça (Mesmo sabendo que você pode dar Ctrl+Z).Vamos ao que interessa nessa parte do Guia:

Escolha um lugar adequado,de preferencia plana,porque na hora que alguem for construir algo no lote,ele certamente vai achatar o terreno,e se o lote não se adequa ao terreno o mundo não fica bonito (Porque vai ficar uma cratera no lote se comparar com o terreno do mundo O.o)

32802293.jpg

Bem,como você pode ver na imagem abaixo,a ferramenta de criação de lotes já está ativada.Para ativa-la,vá em "Lotes" e escolha a primeira casinha da esquerda pra direita.Agora clique em algum lugar pra criar a linha vertical do lote (Recomendo você criar da Rua para o terreno,pois assim você terá um bom espaço para fazer a linha vertical) e arraste o mouse até o tamanho desejado (Nesse caso,vamos fazer um lote 30x30).A linha não irá sumir,mas se você perceber,arrastando o mouse horizontalmente o lote irá se expandir =O
Então,escolha o tamanho desejado e clique again (denovo).
Mas Fire,aonde eu vejo o tamanho do Lote? Aqui eu não to vendo nada! Help!
Calma caro(a) user,seus problemas acabam com a foto abaixo,a parte que não está borrada indica o tamanho do lote e a localização dele no mundo.Se você ver,na direita existe "30x30" (Vertical x Horizontal),e esse e o tamanho do lote.

57592189.jpg

Apos você ter definido o tamanho do lote e ter confirmado,aparecerá essa tela:

32245205.jpg

Nela você definirá nada mais nada menos que o "Tipo do Lote",o "Valor do Lote" e o "O Definitor de Buniteza do Lote".Define-os a gosto,depois aperte "ok".

Pronto,sei lote esta pronto! Quando você for editar a cidade no jogo,ela estará pronta para seus lotes! Mas fikdik (Fica a dica),coloque tamnhos de lotes compatives com os que circulão o Exchange,afinal,você baixar um lote fantastico e não poder colocar na sua cidade,e um grande erro não acha?

10562688.jpg



#3 - Colocando objetos no mundo

Bem,essa parte serve tanto para Arvores quanto para Efeitos,Geradores,Objetos do mundo,e tudo que tiver naquela barrinha,e tambem serve para lotes (Mover e girar lotes).Bem,colocar objetos no mundo e a coisa mais facil que existe,mas o problema e configura-lo de acordo com o terreno (Girar e mover lotes para ficar de acordo com o terreno).Bem,mas apos que você domina essa parte,fica facil configura-lo ao terreno,quando você domina isso,basta ter paciencia,pois ninguem vai querer baixar um mundo onde Simhenge fica flutuando no meio do mundo,ou onde existem arvores que estejam abaixo do nivel do mar.Chega de papo-furado e vamos ao trabalho!

Vá onde existe uma palheta que ta escrito "Objetos de Jogo","Arvores" e "Efeitos".Selecione o que você quer colocar no mundo,aqui eu quero colocar arvores,ate porque Sunset valley Lite não é tão ecologica...Procure o tipo de arvore que você quer e dê dois cliques no nome dela.Agora coloque no mundo as arvores,caso queira mudar o tipo de arvore,selecione outra.
Obs: Caso o CaW peça para você criar uma nova camada,faça que nem na foto abaixo.

51236896.jpg

*Colocando arvores:

59100668.jpg

15849437.jpg

Se você já percebeu,existem arvores na pista...Sim,seus Sims vão passar por ela (Espero) mas não eh legal não acha? Imagine,o cara baixa a Simwood mô feliz mas quando vai ir pro Teatro encontra um Coqueiro fora do lugar (E o mais incrivel que o coqueiro fica vivo em cima do asfalto),não dá ne? Então,vamos "Mover esse lote" com as ferramentas que o CaW Beta Edition te oferece.

39822138.jpg

Lá em cima,existe a opção de girar ou mover itens,escolha a de mover.

58372954.jpg

Agora se você enxerga bem,existem 3 linhas (Uma verde,uma vermelha,e uma azul).Elas definem pra onde você quer puxar o lote,seria melhor se tivese uma ferramenta "Mover" parecida com a "Mão" do The Sims 3,mas infelizmente o Beta não possui.Para mover clique na linha e segure,agora arraste ate o lugar desejado.De acordo com a foto,a Linah verde fala a altitute do objeto,a Vermelha move o objeto em direção a pista,e a Azul move o objeto em direção á calçada.

Infelizmente essa arvore abaixo ficou bugada no CaW e precisamos deleta-la.Ela não era selecionada de forma alguma,e se fosse selecionada não se mexia nem...

55214068.jpg

Prucure o objeto que você quer deletar do mundo usando a "Guia de camadas",ache-o,clique com o botão direito e escolha "Apagar".Uma tela irá perguntar se você deseja executar essa ação,caso sim,confirme a ação.

17305936.jpg

Agora vamos girar alguns objetos...O sistema de girar objeos funciona na mesma maneira que o de mover,a unica coisa que muda e que ao inves de linhas se usam circulos =D

Alguns objetos possuem o simples giro de 360° Graus para a esquerda ou para a direita,como a arvore abaixo:

11780462.jpg

Mas exitem alguns objetos que realmente são complicados para pessoas que nunca viram isso antes,como o caso dessa antena:

76951958.jpg

Se você ja entendeu o conceito de como mover o objetos (As linhas apontão pra onde vai o objeto) você deve entender essa antena,cada circulo move um eixo diferente do objeto,isso e facil,basta você brincar um pouco com os eixos do objetos e você aprende rapidinho...



#4 - Criando ruas

Bem,apos você ter moldado o seu mundo,ter pintado seu mundo,está na hora de criar as ruas (Os passos ideais pra a criação de um mundo são esses,em ordem: Modelar,pintar,pavimentar,objetos,rotas).Ele eh um processo meio complicado no começo até que você "Pegue o jeito" da ferramenta.Ela parece com a "Pen" do Photoshop,bem parecida,só que ela e mais facil de usar e se você ja tiver experiencia com a "Pen" do Photoshop você não vai ter muitos problemas de adaptação com a ferramenta de ruas.
O conceito de criação de ruas é simples,crie um segmento,molde-o,crie outro seguimento,molde-o,junte-os.Faça esse processo ate criar todas as ruas necessarias do seu mundo.Vamos ao trabalho [2]!

Aqui eu escolhi um lugar plano pra começar o trabalho,você pode criar ruas em lugares inclinados tambem,mas aqui eu vo fazer em um lugar plano.

87133311.jpg

Selecione a ferramenta de criação de ruas,fica perto do de criação de lotes,mas basta você mudar a categoria e você verá a ferramenta.Para fazer um segmento reto de rua,clique apenas uma vez em um ponto,a rua vai se formar de acordo de onde seu mouse está,arraste ate o lugar desejado e clique novamente.Caso queria uma mais "Curva",clique e segure,ainda segurando arraste ate o lugar desejado,solte o botão do mouse (Caso ainda esteja na rua,clique novamente).
Aqui eu fiz um segmento reto que daqui a pouco vai se curvar.

17918957.jpg

Se você percebeu,a rua não está ligada ao cruzamento de rua,e isso non ecxiste,então,selecione a ferramenta de "mover" do CaW e clique no segmento de rua que você quer juntar.Apos isso você verá que existem 2 linha e 4 quadrados dentro da pista,agora pegue o quadrado mais proximo da ponta e arraste ate a frente do cruzamento,como se você fosse ligar manualmente a pista.Pronto,solte o botão do mouse e a CaW irá juntar a pista altomaticamente ao cruzamento de rua.

14827662.jpg

Viu como é simples? Lembre-se,você vai sempre moldar a rua usando o "Mover" e usando as linhas e quadados existentes na rua.Veja na foto abaixo que se você mexer um pouco nos quadrados do meio eles criam curvas.

21832155.jpg

Há outro conceito aqui,os quadrados do meio definem curvas e os das pontas definem ligações e distancia.
Faça a curva do jeito que você quer.

49990086.jpg

Até aqui você já deve ter aprendido como fazer as ruas,mas vamos terminar aqui primeiro.Crie outro segmento de rua,junte-o com o outro pedaço.

96526504.jpg

Agora selecione um cruzamento de rua,ele e ideal para juntar 4 segmentos de reta,digo,segmentos de rua (Lembrei das aulas de matematica agora ^^) como você vê nos mundos que provavelmente você já jogou.O cruzamento de rua pode ser achado na barra lateral que aparece quando você seleciona a ferramenta de criação de ruas.

94667143.jpg

Agora você já sabe o resto,ligue as ruas...

97754757.jpg

Crie outro segmento e junte com o outro segmento de rua.

12636403.jpg

Pronto,agora vá treinado isso,com o tempo você domina essa parte,basta querer.


#5 - Terreno (Pintando,moldando e definindo rotas)

Essa parte eh a parte de modelagem do mundo juntamente com as rotas.Ela e bem facil,o unico problema dela é você,você que precisa ter criatividade para criar o seu terreno.Bem vamos la.

Se eu não me engano,eu esqueci de tirar uma foto sobre pintura de terreno,por isso eu vo ter que esxplicar essa parte somente em texto.E bom você ir acompanhando essa parte de pintura...

Se eu não me engano [2],a ferramenta de modelagem de terreno se encontra na aba "Terreno" respectivamente.Ela irá abrir uma aba lateral com um monte de baboseira,e tambem bem na parte de pintura.Em cima dessa aba lateral,você pode ver que existem as "Tintas" como se fosse o The Sims 3 na hora de pintar terreno,la você escolhe qual tipo de tinta você quer usar.Se você for bom em Photoshop você pode criar suas proprias tintas para o CaW,o CaW te da algumas titas basicas para você poder usar se você não quer colocar novas tintas ou se você não eh bom em Photoshop,ou se você estiver com preguiça de baixar uma tinta,ou se você não sabe como instalar,ou e você tem preguiça,enfim...Essa parte do meio eu não entendi muita coisa,mas acho que ela não é tão importante assim nessa parte de pintura de terreno,pelo o que eu entendi ela mostra o que ta pintado com cada tinta,e.ê,não sei...Mas lá em baixo tem as configurações do pincel,e praticamente a mesma do The Sims 3 e identica aos "Brushes" do Photoshop,lá você configura o formato do pincel,dureza e tamanho (Não pensem coisas erradas ^^).Enfim,configure o que você quer e pinte o terreno a gosto.Uma dica e você sempre variar a tinta para o mundo não ficar na "mesma coisa",tambem use cada tinta em seus devidos lugares,é meio estranho você colocar grama no fundo do oceano,ou colocar areia em uma montanha mais alta que o everest.

Na proxima aba temos o "Modelar",essa é para você criar a "Base" do seu mundo,ela que faz montanhas,ela que faz vales,ela que faz lugares planos,ela faz tudo em "Modelagem de terreno".Aqui segue um fotinha falando o que cada pincel faz...

37831660.jpg

Fire,você esqueceu o 7,e ainda existem alguns que não foram colocados no tutorial.Fire,dexa de preguiça =O
Calma povo,era pra ser assim mesmo (Menos a parte do 7).Bem como você ve na foto,há um numero numerando (Orly?) cada pincel de modelagem.Lembrando que o Suavizar e a mesma coisa que o do The Sims 3,por isso não está ai.Uma definição basica de cada coisa e que os "Suaves" são realmente suaves,não são agressivos.Por exemplo o 4 e o 5,o 4 era o normal,e ele fez no mesmo tempo uma coisa maior,bem não sei explicar bem essa parte,mas acho que vocês entenderam.

Agora vamos as rotas.Pelo o que eu vi,as rotas que a gente ouviu falar são apenas as rotas de camera e de limite de Sims.Definição de cada uma:

Sims sem rota (azul): Onde seus Sims não podem passar ou ir.

Camera sem rota (amarelo - Caso não consiga enxergar ali atras,la está escrito amarelo): Onde sua camera (A camera do jogo,a que você observa seus sims) não pode passar ou ir.

O sistema de definição dessa parte de rotas ainda é por pinceis,o que facilita muitos.Nessa aba,selecione o que você quier fazer e pronto! Pinte a vontade,mas lembre-se,pinte apenas os "limites do mundo".Por exemplo,se existe um lago secreto do governo,para dar misterio,use os dois pinceis para limitar essa area,fazendo que ela seja bem secreta ^^
Se você der uma olhada em torno de Sunset Valley Lite,vera que ela e bem pintada,exatamente onde a gente nunca conseguiu chegar com nossos sims.A dica e
fazer em torno da cidade.

98545601.jpg

10882139.jpg

Essa parte fui eu que pintei (=

50024353.jpg

Lembrando que você pode usar o apagar caso tenha feito coisa errada (Pincel apagar).

Agora o nivel do mar,ele e bastante simples,basta selecionar ele na aba de ferramentas e clicar em algum ponto referente à altura do mundo (Como montanhas,vales,depressões),agora o nivel do mar se ajustará a aquela parte.So não exagere,pois seu mundo pode ficar assim:

85885302.jpg



#6 - Colocando lotes no mundo

Essa é simples,clique no lugar indicado pela foto abaixo.Você será levado(a) ao jogo para você usar o "Editar Cidade",nesse caso a gente vai usar para por lotes.Infelizmente não tem fotos dessa parte,mas ela é facil e da pra entender o que se deve fazer.Mas porém,se você tiver alguma duvida você pode da um gritin aqui no topico.

35545873.jpg



#7 - Exportando seu mundo mundo afora

Bem,apos ter feito tudo,clique no lugar indicado pela foto abaixo.Bem,tambem não temos fotos dessa parte pois eu nunca exportei um mundo,mas nessa semana eu ainda vou atualizar o otpico para colocar as devidas fotos e explicar mais detalhadamente com ose faz cada coisa...

50581008.jpg


____________________________________________

Aviso,se for copiar,favor coloque creditos e o link desse topico,ate porque se não fosse por mim,você não estaria copiando esse tutorial :\
_____________________________________________

Agora,se você tem duvidas,não tenha medo de perguntar,todos nós temos duvidas,por mais besta que seja sua duvida,pergunte!

Se você quer que eu adicione outra categoria no topico,por exemplo,falando sobre a importação de tintas para o Caw,mais uma vez,peça pra mim,eu mordo mas não arranco pedaço.

Viu algo de errado no texto? Favor me avise urgentemente...

Um Special Thanks para a equipe que está responsavel pela Caw,que continuem assim e que evitem por bugs na ferramenta,mas ela ta otima,cotinuem assim!

Comentários

  • Opções
    osupermegabomosupermegabom Posts: 323
    editado dezembro 2009
    Como coloco o

    Nome do mundo
    Descrição do mundo
    E a imangem de miniatura
  • Opções
    hudsonhudson Posts: 734
    editado dezembro 2009
    *Nooossa M! Muito legal este tutorial! Eu ainda tenho que me adaptar com a modelagem do terreno :B

    ->Tipo... quando eu clico em "Editar no Jogo", abre a tela do jogo, mas fica só uma tela preta... A ultima vez que tentei ele começou a abrir o TS3 VaM e não saiu daquela tela de carregamento :S Será que é um erro ou um tilt no meu PC?

    ->Tbm tenho este mesma dúvida que o "osupermegabom" :B

    Vlw por postar! Vai nos ajudar muuuito quando formos criar nossos mundos! =P
  • Opções
    malikabrazilmalikabrazil Posts: 7,297 Moderator
    editado dezembro 2009
    M se superando de novo, meu, ficou lindo o tutorial, muito bom! *-*

    Muito obrigada, vai ajudar muita gente! *-*
  • Opções
    MagnataMagnata Posts: 24
    editado dezembro 2009
    como é que eu destruo estrada? pois eu errei num cruzamento e não sei como deletar!
  • Opções
    wagaugustowagaugusto Posts: 1,991 Member
    editado dezembro 2009
    EDITADO:

    MFire...
    Anteriormente, eu havia colocado um poste perguntando se vc gostaria de participar da criação de um Tutorial chamado "CREATE A WORLD TOOL PRO", onde nós dois juntos abrangeríamos tudo nos mínimos detalhes da ferramenta CAW... Mas, como disse o Rogerio (no poste abaixo)... Basta vc ir melhorando este que já existe.

    Então... Eu vou colocar no meu tópico de texturas, pequenos tutorias para personalizações de pintura do Mundo.

    Se vc quiser aproveitar alguma coisa de lá para o seu tutorial, esteja a vontade!
    E lá já tem uma Dica com todas as Teclas de Atalho para a rotação do Mundo!

    Abraços!
    E parabéns por essa excelente iniciativa!
    Vc é o cara! :D
    Post edited by Usuário Desconhecido on
  • Opções
    JuanXDJuanXD Posts: 131
    editado dezembro 2009
    Ainda nao entendi como colocar a prefeitura, e esses lotes "pré-criados" :S

    EDIT: consegui :D
    Post edited by Usuário Desconhecido on
  • Opções
    RogerioMelloRogerioMello Posts: 481 Member
    editado dezembro 2009
    M, tá básico, mas depois vc pode ir editando e aprimorando... 8^)

    Xô te perguntar uma coisa: vc sabe se dá, e como importar as tintas de terreno presentes no jogo (e expansão)? Pergunto isso pq no meu CaW aqui tão aparecendo pouquíssimas opções, mas no jogo (ainda mais com a expansão) tem um montão de texturas mto boas q gostaria de usar... :?

    Grato... e parabéns por se prontificar a dedicar seu tempo mais uma vez pra a comunidade... :thumbup:

    Edit: desconsidere a pergunta. Já vi q tem um monte na pasta q vem com o CaW... :)
    (ruim só é ter q adicionar uma por uma)
  • Opções
    MFireMFire Posts: 2,323 Member
    editado dezembro 2009
    wagaugusto escreveu:
    EDITADO:

    MFire...
    Anteriormente, eu havia colocado um poste perguntando se vc gostaria de participar da criação de um Tutorial chamado "CREATE A WORLD TOOL PRO", onde nós dois juntos abrangeríamos tudo nos mínimos detalhes da ferramenta CAW... Mas, como disse o Rogerio (no poste abaixo)... Basta vc ir melhorando este que já existe.

    Então... Eu vou colocar no meu tópico de texturas, pequenos tutorias para personalizações de pintura do Mundo.

    Se vc quiser aproveitar alguma coisa de lá para o seu tutorial, esteja a vontade!
    E lá já tem uma Dica com todas as Teclas de Atalho para a rotação do Mundo!
    Abraços!
    E parabéns por essa excelente iniciativa!
    Vc é o cara! :D


    Ok Augusto,eu ia falar que aceitava mas eu não tive tempo S=
    Assim,esse topico ja era pra ta meio que "Completo",mas essas ultimas semanas estão pessimas pra eu fazer alguma coisa.Enfim,ate daqui um pouco ele vai ser atualizado.

    @Roger,pode deixar que ele vai sendo aprimorado...
  • Opções
    wagaugustowagaugusto Posts: 1,991 Member
    editado dezembro 2009
    MFire,
    Vamos fazer o seguinte, sempre que vc quiser melhorar alguma coisa em seu tutor e tem alguma dúvida (e "se" houver alguma dúvida e assim, desejar), manda um e-mail para mim. E então, eu te ajudo.

    Desta forma, vc testa em seu jogo e aprende; ficando mais fácil para explicar utilizando já o seu estilo descritivo e descontraído.

    Abraços...
    Feliz Natal e um Próspero ano novo para Todos!
    Post edited by Usuário Desconhecido on
  • Opções
    KawakKawak Posts: 7
    editado janeiro 2010
    Já criei alguns mundos e achei bem interessante. No entanto, estou com problemas para salvar lotes no meu notebook, dá uma mensagem de erros e fecha. Alguém sabe como resolver?

    Agradeço desde já!
  • Opções
    lepislepis Posts: 58
    editado janeiro 2010
    to com dois problemas, 1- quando eu vou exportar, diz que o mundo não tem nome, descrição nem imagem de miniatura e 2- acho que é um bug, mas não custa tentar, bem, em cima do meu mundo tem uma espécie de nuvem, mas é solida, colorida e fina, que diabos é isso?
    Post edited by Usuário Desconhecido on
  • Opções
    camyaquinocamyaquino Posts: 85
    editado janeiro 2010
    Parabéns, M.! Ótimo Tutorial :mrgreen:

    Sabe, eu conheço um outro Tuto que, juntamente ao seu, iria ficar Perfeito! Se vce quiser dar uma olhada nele para implementar o seu, vou colocar o Sumário e o Link aqui.
    Ele é um Guia Completo, ilustrado, bem explicado e não muito extenso. Como este é somente um Guia Básico ainda, algumas coisas lá podem esclarecer algumas dúvidas de usuários daqui tbém. Aqui está, como prometido:

    Guia Completo de Como Criar um Mundo
    Por Matheus Serafim - Todos os créditos reservados

    Sumário
    -Controles e Qualidade dos Gráficos
    -Opções do seu Mundo
    -Modelando e Pintando
    -Criando suas Ruas
    -Colocando Objetos no Mundo e os Alterando
    -Criar, Editar e Alterar seus Lotes
    -Interagindo com Camadas
    -Adicionando Efeitos Visuais e Geradores
    -Adicionando um Nome, Descrição e Imagem ao seu Mundo
    -Importando e Instalando seu Mundo no Jogo
    -Importando e Instando seu Mundo no Jogo
    -Dicas
    -Conclusões

    Tirado de The Sims 3 Personalizado

    Bem, é isso! Boa Sorte e continue assim!
    Adoro sua dedicação e Tutos! :wink:
    Camy
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Return to top