Guia - Create a Pattern

MFireMFire Posts: 2,323 Member
Oi gente o/
Bem,faz alguns dias que a CAP (Create a Pattern) foi lançada,muitos ainda tem dúvidas mesmo usando o manual que vem junto com a CAP.Esse Guia possui:

* Como baixar a CAP (Caso ainda não esteja disponivel no Site BR)
* Layout da CAP
* Camadas
* Etiquetas
* Fazendo a nossa Textura
* Como fazer essa Textura?
* Download de Etiquetas
* Download de Texturas

Vou logo avisando que em comparação a CAW (Create-a-World) a CAP é bem mais facil.A EA fez a CAP em um estilo Easy-to-Use (Facil de usar).
Outra,tenha conhecimento de algumas texturas no jogo,para saber como elas funcionam e etc,vai ser de grande ajuda na hora de criar a sua propria Pattern,acredite em mim.
Vamos ao guia:

Como baixar a Create a Pattern?

Você terá de mudar o Idioma do Site.
"Mas MFire,como eu faço isso? D:"

Simples meu amigo(a),vá na sua SimPage (Aquela que contem a sua historia,emblemas,colantes,etc...).Agora vá lá em baixo,lá naquele lugar.Agora clique em "Escolher Idioma".Você será redirecionado para uma pagina com varios Idiomas,escolha o Inglês (EUA) e vá para a pagina da Create a Pattern.Aceite os Termos de Uso e baixe.

Foto do "Escolher Idioma":

guiacap1.png

Depois é só escolher o seu idioma novamente,o Português (BR),ou seja qual for a sua lingua...

Layout da CAP

Conhecer o que cada botão faz é algo basico,nessa parte vou mostrar o basico.

Foto do Layout da CAP:

guiacap2.jpg

1 - Camada Espetacular (Eu chamo ela de Camada Metalica,em breve você saberá o porque)
2 - Camadas
3 - Camada de "Fundo" (Eu chamo ela assim,e em breve você saberá o porque)
4 - "Área de Trabalho"
5 - Propriedades da Camada
6 - Opções de Camera,Ferramenta e Modo de Visualização
7 - Caixa de Ferramentas
8 - Etiquetas
9 - Manual da CAP

Então vamos,na parte 1 a 3 nós temos as Camadas,nela você vai poder colocar as Etiquetas,mudar o tom de cor,etc.Nela também temos a Opção "Limpar Camada" (Icone da Borracha) que obviamente,limpa a camada.
Na parte 4,nós temos a "área de trabalho",é
nela que você vai colocar a etiquetas e visualizar o seu trabalho...

"Mas MFire,você não disse que a gente colocava as Etiquetas nas camadas?"
Sim,mas as Camadas definem onde a Etiqueta está e outros,vou explicar melhor em breve.

Na parte 5,temos as propriedades da Camada,com ela você vai poder mexer na opaciadade das etiquetas,a cor das etiquetas,e o brilho,parecido com a nossa Create a Style (Criar um Estilo) dentro do jogo.
Na parte 6 temos as opções de Salvar Textura,Exportar Textura,Configurações (Pelos "..."),opções de camera e Modo de visualização/Modo Editar,o Modo de visualização você pode ver claramente como a Textura fica em determidado objeto.
Na parte 7 temos a Ferramenta Mover,a Ferramenta "Apagar" (Bastante parecido com a "Marreta" do jogo),a opção de "Mostrar grades","Adicionar etiquetas" e o nosso conhecido "Refazer" e "Desfazer".
Na parte 8 temos as nossas "Etiquetas" e suas "Categorias","Deletar Etiqueta" e "Mostrar apenas Etiquetas Personalizadas".
E na parte 9,o manual da CAP.

Camadas

Weeeeeeee,chegamos em uma das partes mais complicadas e divertidas da CAP,complicada porque você vai ter que usar alguns dos seus neoronios (Se você tiver,claro...) para fazer a sua Textura.
Vamos entender o conceito basico das camadas no CAP: A Camada lá de baixo (A de "Fundo") fica abaixo da camada de cima,que fica abaixo da camada de cima,que fica abaixo da camada de cima,que fica abaixo da camada de cima,que fica abaixo da Camada Espetacular.
Com o mexer da Ferramenta você irá entender como tudo funciona...

Agora vamos falar da Camada Espetacular...Ou metalica.
Ela é o "Brilho" da Textura...Dando uma efeito metalico...
Veja as fotos:

Sem itens na "Camada Espetacular":

guiacap3.jpg

Com itens na "Camada Espetacular":

guiacap4.jpg

Outro exemplo:

guiacap5.jpg

Por isso que eu chamo de "Camada Metalica",viu o efeito que ela dá? Ás vezes eu até chamo de "Camada Fantasma".
Olha...Enquanto eu estou fazendo esse tutorial,me chegou a ideia de fazer mais Texturas com "Fantasminhas",como a foto acima...É uma boa,pois fica dando a ideia de há fantasmas na parede...
A Camada Metalica não ser alterada pelas "Propriedades da Camada" (Cor,Opaciadade,etc...)

Agora vamos voltar rapidinho no conceito basico das camadas,a foto abaixo demonstra claramente o que acontece:

guiacap6.png


E a "Camada de fundo" é basicamente a camada de fundo,uma cor que não pode ser alterada.Você pode ver isso na Foto acima.

E é isso que você TEM que saber sobre camadas.

Etiquetas

Oba! ("MFire,por favor evite seus comentarios bestas ¬¬")
Chegamos na parte "Primaria" da Create a Pattern,onde você vai dar vida a sua Textura,por meio das Etiquetas.
Sabe os colantes da sua SimPage? Então...Parecido,só que aqui você pode redimensionar,mudar a cor,opaciadade,e etc...
Para colocar uma etiqueta na sua Textura é simples,escolha a sua etiqueta,clique e arraste ela até a a´rea de trabalho.Agora redimensione,mude der cor,rotacione,etc...
Ps: Não esqueça de verificar se você está colocando a Etiqueta na camada certa,para evitar perda de tempo.

Agora,vamos a parte de personalização das Etiquetas.
Você pode adicionar Imagens a Create a Pattern,desde que elas sejam .bmp, .jpg ou .png.Não importa o tamanho da Imagem,a Create a Pattern redimensiona a Imagem automaticamente para 256x256.
Ps: Procure colocar imagens grandes,de alta resolução,assim quando a Create a Pattern for ajustar ela,a perda de qualidade vai ser bem menor ou quase nula.

"Então MFire,como eu adiciono minhas fotos e etc? *-*"

Simples,você se lembra da "caixa de ferramentas" lá na seção "Layout da Create a Pattern"? Então...Lá tem a opção de "Adicionar Etiqueta".Clique lá (E seja feliz .-.) e irá aparecer uma Tela para você procurar a imagem no seu PC,depois disso provavelmente irá aparecer uma tela com um aviso falando que a imagem vai ser ajustada para 256x256...Dê "OK" e pronto...
Imagens:

Procurando imagem no PC

guiacap7.jpg

Seta azul indica onde você deve procurar a imagem.

Selecionando categoria

guiacap8.jpg

Seta vemelha indicando onde deve ser selecionado a Categoria da Etiqueta.

Fazendo a nossa Textura

Estamos chegando no fim do Guia...Aqui vou explicar basicamente TUDO que a gente viu anteriormente.E explicar outras coisas...Você vai encontrar aqui como fazer a Textura e exportar ela.

Vamos lá,pronto para fazer a nossa textura? Não? Poxa =(
Denovo,pronto pra fazer a nossa textura? *-* Sim? ;D

Aqui eu vou fazer uma parede fantasmagolica (*Medo* '-') para mansões e etc.Você vão poder baixar ela lá em baixo.
Uma dica é,sempre tenha em mente o que você quer fazer,por exemplo,eu quero fazer uma parede fantasmagolica,logo,fantasmas e tinta assustadoras são necessarias.

Fazendo a Textura:



guiacap9.jpg

Aqui,adicionei uma Etiqueta na Camada normal mais funda (Setas vermelhas e amarelas) a que fica em cima da de "Fundo".Uma etiqueta de tijolos.Ajustei o tamanho dela e pronto.A "Camada de fundo" ficou na cor Branca (Seta Azul).


guiacap10.jpg

Agora eu simplesmente selecionei a camada acima (Seta vermelha),e adicionei um "papel de parede" "vintage",escuro...(Seta Marrom)


guiacap11.jpg

Agora eu reduzi a opacidade desse papel de parede para que ele deixe uma certa "textura" nos tijolos,claro,não fico umuito bom mais tá valendo D: (Seta vermelha)


guiacap12.jpg
Selecionei a camada acima e adicionei uma Etiqueta (Seta vermelha e marrom).Após isso,mudei a cor da camada para Branca (Seta branca).Apartir de agora eu vou enxer der Etiquetas aqui,para compensar a perda de textura no papel de parede.


guiacap13.jpg
Aqui eu mostro a vocês como redimensionar e girar a Etiqueta.Clique no local indicado pela Seta vermelha para girar,e no local indicado pela seta verde para redimensionar.


guiacap14.jpg
Aqui eu adicionei uma etiqueta,e eu quero girar ela em 180º de uma forma mais rapida.Simples,cliquei em "Virar na Vertical" (Seta verde)



guiacap15.jpg
Adicionei mais uma etiqueta e quero obter um "espelho" dela,por exemplo,a Etiqueta é XYZ,mas eu quero que ela fique ZYX.Mas se eu girar ela,ela fica de cabeça para baixo.
"Mas MFire,faça isso e depois use o comando que você me ensinou acima"
Sim,mas isso é bem mais trabalhoso,custa tempo,aqui tempo é donwloads e indicações! Faça o seguinte,clique no local indicado na seta Vermelha.



guiacap16.jpg
Adicionei mais etiquetas (Setas vermelhas),ajustei elas.E no final,ajustei a opacidade da Camada para "30" (Seta azul).


guiacap17.jpg
Now,selecionei a "camada metalica" (Seta Azul) e adicionei varios fantasmas e algumas rosas.Ajustei todos até ficar do jeito que eu queria.(Seta vermelha)

Pronto,fizemos com sucesso a nossa Textura ;D

"Mas MFire,foi só você que fez a textura... :< "

Mas você me incentivou a fazer essa Textura...E ela é para vocês *-*

"Ah,tá bom MFire *-* "

Vamos ver como ela ficou? D:
É só clicar no local indicado pela Setinha vermeia...Simples ;D

guiacap18.jpg

Para aplicar a textura,clique no local indicado pela Seta vermelha (Aquele perto da seta verde - Essas outras setas vermelhas é só pra mostrar que ficou bonitinho *-*),e escolha o local que você quer aplicar.Depois,clique no botão indicado pela seta verde para aplicar.(Aqui eu apliquei na Parede e na Parede 2).

guiacap19.jpg

"Eba MFire,como eu coloco no Exchange a minha Textura? D:"

Clique no local indicado pela seta verde,o famoso "Três pontinhos" ou "...".
Agora clique no local indicado pela seta vermelha,o "Exportar".

guiacap20.jpg

Você será redirecionada para essa tela,parecido com a de quando você vai exportar um Item ao Exchange.Escolha a categoria da Textura,preencha os dados e clique no "Ok",indicado pela seta verde.

guiacap21.jpg

Pronto,sua Textura foi exportada! Agora vá ao Launcher do The Sims 3,faça login,e envie a sua Textura ao mundo incrivel do Exchange!

Como Fazer essa Textura?

Aqui vão ser postados semanalmente varias Texturas legais,e como faze-las.
A 1º Textura será postada em breve!

Donwload de Etiquetas

Aqui serão postadas varias Etiquetas para você usar na sua Textura,fique de Olho!

Clique na imagem para abri-la

Etiquetas de Base:

vintage01.jpg
Parede "vintage"

import1277500490.jpg
Madeira

import1277500581.jpg
Outra madeira

import1277500602.jpg
Mais uma madeira ;O

import1277500612.jpg
Parede pintada

import1277500621.jpg
Cortiça

import1277500627.jpg
Jeans

import1277500632.jpg
Tijolos

Donwload de Texturas

Aqui serão colocadas Texturas feitas por usuarios que querem mostrar suas Texturas aqui,ou Texturas feitas na parte de "Como fazer essa Textura?"

large.jpg

large.jpg

large.jpg


*Para divulgar suas Texturas,use esse tópico.Ou esse.


Observações finais:
*Não leia somente esse Guia,leia também o Manual da CAP
*Invente! Crie coisas malucas na CAP,apenas assim você irá criar as melhores Texturas para seus itens ou para o povão do Exchange!
*Para conseguir um padrão contínuo, certifique-se de que algumas etiquetas passem da borda. Se
você mantiver tudo na parte central da tela, pode acabar ficando com mais espaço em branco.(Dica tirada do Manual da CAP)
___________________________________________

Desculpem se algum comentario te ofendeu.Os comentarios aqui nesse Guia são apenas para o Guia não ser tão c.h.a.t.o.

Se for copiar para algum lugar fora do Forum The Sims 3 (BR),por favor,coloque os devidos creditos.

Viu algo escrito errado no Guia? Viu alguma informação errada? Por favor,não tenha medo de me avisar! Avise! Assim o guia fica cada vez melhor...

Quer dar uma dica? Poste aqui! Todas as Dicas serão bem vindas!

Quer participar do "Como fazer essa Textura?" ? Mande um email para mfire_ts3@hotmail.com (Meu Themail) explicando como fazer a sua textura,fotos da Textura,Etiquetas usadas,o link de Donwload no Exchange e o seu nome no Site.
(Não irei aceitar arquivos compactados nem emails faltando os requesitos acima)

_______________________________________

Obrigado,espero ter te ajudado!
E não deixe de comentar sobre o Guia...

Até a proxima ;D

Comentários

  • LucasPupileLucasPupile Posts: 1,967
    editado junho 2010
    Oo M, ta muito bom esse guia!
  • malikabrazilmalikabrazil Posts: 7,297 Moderator
    editado junho 2010
    Ficou muito bom, M! *-*

    Parabéns!
  • Diva_KatyDiva_Katy Posts: 5
    editado julho 2010
    :lol: Amei! Valeu mesmo.
    Post edited by Usuário Desconhecido on
  • fbsdiasfbsdias Posts: 4
    editado julho 2010
    Obrigado! Adorei, esse tópico ficou ótimo, de facilentendimento....
  • DeniseDenise Posts: 404 Member
    editado julho 2010
    Excelente explicação, MFire!

    Valeu! :thumbup:
  • DrKokorelloDrKokorello Posts: 580
    editado julho 2010
    Muito bom!estou apredendo bem...
  • rike15rike15 Posts: 38
    editado julho 2010
    Opa muito legal o tutorial, vou tentar criar algo mais tarde, até agora eu não conseguia usar muito bem a ferramenta...
  • RogerioMelloRogerioMello Posts: 481 Member
    editado outubro 2010
    M, tu é "o cara"! :)

    Mto legal o tutorial... e mto bom o jeito q vc escreve... facinho de entender.

    Eu ainda não usei o programa, mas com certeza é zilhões de vezes mais fácil criar uma textura por ele do que no método tuga em que eu fazia as minhas pelo Photoshop... rs... muito embora ele ainda vá ser útil pra ajustar as imagens a serem usadas depois.

    Qdo vier o caindo na noite vou criar umas pra guitarras, e aí eu posto no tópico q vc indicou... :mrgreen:

    Abração e parabéns pelo tuto.
  • MFireMFire Posts: 2,323 Member
    editado outubro 2010
    Obrigado gente ;D

    Qualquer dúvida,pode perguntar!
  • DANNYMATUTEDANNYMATUTE Posts: 25
    editado maio 2011
    Não consigo abrir minhas imagens do pc no Criar um padrão... O que faço?
  • filhaprodigafilhaprodiga Posts: 19
    editado dezembro 2011
    Boa tarde. Baixei a ferrramenta CAP e depois de criar as texturas e exportar, eu as vejo no launcher do the sims3, instaladas, mas não ficam disponíveis para uso no jogo. Por favor me ajudem a resolver este problema. Mais uma dúvida: eu posso usar essas texturas a partir da CAW? (é claro, que na forma "editar no jogo")?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Return to top